Preciso ter uma área de Sustentabilidade na minha empresa?

Publicado em 12/01/2025 por Por Sharon Haskel Koepsel

A resposta para a pergunta depende do propósito da sua organização e de qual é seu papel no mercado e na sociedade. Essa decisão exige reflexão sobre a essência do negócio e sua relação com práticas sustentáveis, mas é inegável que os benefícios são amplos, tanto para a reputação quanto para a eficiência operacional e a geração de valor compartilhado.

O ponto de partida é o propósito da empresa. Ele deve refletir um compromisso claro com a sustentabilidade, promovendo impactos positivos no meio ambiente e na sociedade. Alinhar o tema à cultura organizacional fortalece as bases da empresa e impulsiona seu posicionamento como responsável e inovadora, aspectos cada vez mais valorizados no mercado. Esse propósito é também a base para estabelecer uma atuação estratégica no setor.

Compreender a motivação por trás da busca pela sustentabilidade é apenas o começo. Outros fatores precisam ser analisados para garantir que a adoção de diretrizes de sustentabilidade seja relevante e eficiente. Por exemplo, é fundamental avaliar se seus clientes ou parceiros demandam práticas sustentáveis. Grandes empresas frequentemente exigem comprovações de critérios ESG (ambientais, sociais e de governança), e normas como a ISO 14001 podem ser diferenciais competitivos. É igualmente importante considerar a presença de concorrentes que já implementaram essas práticas, pois isso pode representar uma vantagem estratégica.

A sustentabilidade também oferece oportunidades internas significativas. A adoção deste tipo de soluções pode reduzir custos e aumentar a eficiência operacional, como no uso mais racional de água e energia ou na gestão adequada de resíduos. Essas iniciativas, além de trazerem benefícios financeiros, contribuem para engajar colaboradores e atender a necessidade crescente de consumidores e investidores por negócios mais responsáveis. Além disso, a construção de uma imagem corporativa pautada pela responsabilidade socioambiental fortalece a reputação da empresa.

Mas, por onde começar? Avalie as demandas dos seus clientes, quais critérios ESG eles valorizam. Além disso, inicie um diagnóstico da realidade da empresa em relação às práticas sustentáveis, para que seja possível entender onde sua organização está, como ela quer se posicionar e quais estratégias serão importantes para isso. Com esse diagnóstico, é possível identificar as áreas impactadas pela sustentabilidade e quais pessoas estão alinhadas com a pauta e, a partir daí, estruturar se o melhor caminho é criar uma área exclusiva para tratar o tema ou se um comitê consegue suprir essa demanda e pavimentar a empresa para a futura criação da área.

Ao adotar a sustentabilidade como pilar estratégico, sua empresa pode se beneficiar de oportunidades que vão desde a ampliação de mercado até a conquista de certificações relevantes. Pequenas ações, como programas de gestão de resíduos ou otimização de processos, podem gerar resultados significativos tanto em economia quanto em diferenciação competitiva. Mesmo que a sua empresa não tenha uma estrutura formal, práticas sustentáveis devem fazer parte do dia a dia, assumindo um compromisso que vai além de uma tendência e tem sido cada vez mais decisor para investidores e stakeholders.